Atividades Independência do Brasil

Qual o objetivo de trabalhar o 7 de setembro?

Mais do que falar de um feriado Nacional, falar sobre a Independência do Brasil é um momento para conhecer a história do nosso país e como este e outros fatos são importantes para a nação brasileira.

A história precisa ser contada aos alunos, seja através de rodas de conversa, vídeos ou outras dinâmicas possíveis na escola,  mas de um modo que  todos sintam-se parte deste processo histórico que teve início lá atrás, desde a colonização, até os dias atuais.

Por todo o país, neste dias, diversas são as celebrações que reforçam a importância desse momento da História do Brasil ocorrido no ano de 1822. Relembrar todos esses acontecimentos com os alunos desde a Educação Infantil vai resultar em pessoas formadas compreendendo e valorizando a pátria em que vive.

Assim, o objetivo principal é incentivar, através de práticas pedagógicas interdisciplinares, o patriotismo e contribuição para a formação de cidadãos, trabalhando o tema que tem como culminância o dia 7 de setembro.

Bandeira do Brasil freepik..com

O que trabalhar na Semana da Pátria?

Diversas são as possibilidades de desenvolver essa temática e reforçar a importância deste acontecimento histórico. O essencial é que os alunos compreendam o exercício da cidadania e o respeito uns pelos outros abraçando toda nossa diversidade cultural  e geográfica. E sempre lembrando que o envolvimento e interesse pelo tema desenvolve a aprendizagem com mais facilidade.

Abaixo, deixarei algumas sugestões para desenvolver o tema dentro do ambiente escolar:

  • Promova um momento solene para ativar e motivar a comunidade escolar;
  • ouvir o hino da independência e apresentá-lo para as turmas menores;
  • Confeccionar painéis sobre o tema;
  • Conte a história da Independência do Brasil, adaptando para cada turma de acordo com idade.
  • Proponha que  as turmas maiores podem levar seu conhecimento para os menores, em especial da Educação Infantil.
  • Trabalhar a Bandeira do Brasil explicando o significado das cores e das formas.

Sugestões de Atividades para trabalhar em sala.

Clique nas imagens abaixo para ser direcionado às atividades que compartilhei:

  



 

 

Habilidades da BNCC:

(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Professora Etiene

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Buscar

Últimos Posts