DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – Lista de Materiais Recicláveis

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE  

Lista de Materiais Recicláveis

 

 

Na cidade de Estocolmo, na Suécia, entre os dias 5 a 16 de junho de 1972, aconteceu a primeira grande Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano e marcou o desenvolvimento das políticas ambientais internacionais. Nesta ocasião, ficou decidido que o dia 5 de junho seria o Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Brasil, a partir do Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, tendo por finalidade:

“…promover a participação da comunidade nacional na preservação do
patrimônio natural do País.”  
A semana do Meio Ambiente passou a ser também vivenciada e vai do de 1 a
5 de junho.

Desde então, nas escolas, há sempre uma preocupação em desenvolver o tema com os alunos e o intuito maior é promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. E essa preocupação está garantida na  BNCC, em sua competência geral número 10, a qual aborda a importância das atitudes que contribuem para a preservação do meio ambiente:

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinaçãotomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”

EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência
energética) e hábitos de consumo responsável
Depois de abordar o tema com sua turma, a atividade que proponho com essa folhinha, traz o registro de materiais que podem ser reciclados.

Algumas sugestões que antecedem essa sistematização seria:

– Assistir à vídeos sobre o tema;

– Iniciar o processo de separação de lixo no ambiente escolar;

– Fazer oficinas de reciclagem com materiais diversos para produzir brinquedos, etc.

Há diversos caminhos para explorar essa temática tão rica e indispensável.

 
Use com sabedoria.
Até o próximo!
Professora Etiene

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Buscar

Últimos Posts