BRINCADEIRAS PARA AULAS REMOTAS – Amarelinha e Dobradura do barquinho

BRINCADEIRAS PARA AULAS REMOTAS

 Amarelinha e Dobradura
do barquinho

Para quem está trabalhando com aula remota, já se adaptou ao envio das atividades por algum meio, seja ele digital ou físico. Por aqui, estamos entregando atividades quinzenalmente e nossa comunicação diária com a turma fica por whatsapp.

Por estar sem contato com as crianças. esta semana, além das atividades referentes às disciplinas comuns, mandei algumas atividades extras que envolvem o brincar.

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA AS CRIANÇAS

Brincar é importante para o desenvolvimento global da criança. Elas por sua vez levam as brincadeiras muito a sério. Por outro lado, os adultos acabam vendo as brincadeiras como um momento livre na qual a criança brinca, sem muita intencionalidade. Como professores, porém, precisamos levar “o brincar” muito a sério e explorar ao máximo todas as possibilidades que esses momentos proporcionam aos nossos alunos.

As brincadeiras propostas na escola, neste caso, pelo professor, dão oportunidades das crianças desenvolverem suas habilidades cognitivas e socioemocionais, o que facilita o processo de comunicação, socialização, construção do conhecimento e desenvolvimento psicomotor.

Neste post você vai encontrar 2 propostas de atividades:

1.    1.AMARELINHA: que é um jogo de desenvolvimento psicomotor. Para isso, enviei para casa um giz de lousa, para que elas façam o desenho de sua amarelinha e possam se divertir enquanto mexem o corpo.

Também há outras possibilidades de atividades que podem ser propostas: estátua, corrida de obstáculo, dança da cadeira, andar em câmera lenta, brincadeiras cantadas que envolvam parlendas, entre outras.

 2.    DOBRADURA: Um proposta que as crianças gostam bastante e quando propostas, desenvolvem a coordenação motora fina, exploram a atenção e memorização. A concentração é outra habilidade desenvolvida nessa proposta, uma vez que é preciso ficar atento aos comando ou passo-a-passo quando se está fazendo uma
dobradura.

 Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encontramos seis direitos de aprendizagem. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Específicos para Educação Infantil. Porém devemos compreender que esses direitos não devem ser esquecidos quando esses alunos passam para o ensino fundamental, uma vez que esse desenvolvimento motor, cognitivo e psicomotor não se encerra junto da Educação
infantil.

Assim, nós professores, precisamos ofertar diversas brincadeiras às crianças, dando-lhes possibilidades de ter um
desenvolvimento integral e garantido na BNCC.

E COMO ORGANIZEI O MATERIAL?

 ·     Enviei junto das atividades um Bilhetinho reforçando o nosso vínculo e incentivando a
realização das atividades propostas.

·        Um envelope com um giz;

·        Papel colorido e um card com as instruções para a dobradura.

Bilhetinho e atividades para aulas remotas
ARQUIVO DO BILHETINHO PARA A TURMA – BAIXE AQUI
ARQUIVO PARA O ENVELOPE DA AMARELINHA – BAIXE AQUI
DOBRADURA DE BARQUINHO – BAIXE AQUI
Use com sabedoria!

Quando postar, marque @etiene.prof no Instagram que vou amar ver seu trabalho!

Até o próximo!

 

 

Professora Etiene

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Buscar

Últimos Posts