Diagnóstica 2º/3ºano

1. Palavras dentro de palavras
 Compreender que as palavras são compostas por unidades menores. Palavras diferentes podem conter particiona horas iguais. Outro objetivo é segmentar, identificando partes que constituem outras palavras.
2. E a questão dois eu trago consciência silábica: 
O objetivo é observar se a criança quantifica as sílabas de uma palavra.
3. Trabalho com rimas:
Nessa questão explorou a sonoridade. As atividades que exploram rimas no processo de alfabetização são muito importantes e para as turmas maiores a partir do terceiro ano melhorar a fluidez na leitura e a percepção do som.
4. Segmentação das palavras no momento de escrever uma frase ou texto é uma dificuldade recorrente para as turmas que estão em processo de alfabetização. Isso acontece porque falamos junto nossa fala não é segmentada a segmentação não é perceptível quando falamos o que dificulta o registro escrito das crianças. 
5 e 6. Nas duas questões eu exploro a lista na questão cinco a proposta de escrita espontânea mais que tenha sentido para criança. É uma atividade que deve ser usada no início do processo de aquisição da base alfabética. As listas são modelos estáveis de escrita, sempre que necessário as crianças podem consultá-la. 
Na questão seguinte eu já exploro através da lista a ordem alfabética.
7. A questão sete eu exploro os diversos tipos de letras possíveis para escrever uma mesma palavra. O terceiro ano é o ano de consolidação da alfabetização, nesse processo as crianças passam pelo pela transição da letra bastão para a letra cursiva e esse tipo de questão deverá ser recorrente, ou seja, sempre realizada com a turma mudando, claro, o repertório, as palavras, o tipo de texto etc. 
8. Nessa última questão eu apresento uma interpretação de tirinhas lembrando que esse tipo se texto vai ser melhor interpretado e compreendido pela criança se ela já tem um repertório, neste caso, dos personagens dessa tirinha em específico que é o cascão e o Pinóquio. Por isso que é importante trabalhar diversos gêneros textuais durante o processo de alfabetização. A criança que tem contato com diversos tipos de livros com diversos tipos de textos, amplia o repertório e o processo de amadurecimento para interpretação e compreensão dos textos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM PDF

USE A SENHA ETIENEPROF

Professora Etiene

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Buscar

Últimos Posts